Sátira:

Gamar com style, um protesto em versão disco contra a crise

Foi apresentado quinta-feira, no programa 5 para a Meia-Noite, e um dia depois - ainda antes das doze badaladas - já tinha 74 partilhas, 55 comentários, mais de 1000 likes no Facebook e de 100 mil visualizações no Youtube. Uma sátira criada pelo humorista Pedro Fernandes para pôr Portugal a dançar contra a crise.

A música é do coreano Psy, mas a letra é de Pedro Fernandes - um dos cinco apresentadores do programa da RTP1. Quando a ouviu pela primeira vez, gostou, mas ao que achou piada foi à coreografia. Se Britney Spears e Nelly Furtado já a tinham dançado, ele não lhes ia ficar atrás. “Achei que podia fazer algo com aquela música, partindo de um tema que nos dissesse alguma coisa nos tempos conturbados que correm. Daí até surgir-me o título Gamar com Style, como variação do original Gangnam Style, foi um saltinho”, explica o humorista.

O vídeo impressiona pela quantidade de locais, pessoas e guarda-roupa que envolve. Ainda assim, Pedro Fernandes explica que o projecto foi levado a cabo com "a prata da casa". Em três horas compôs a letra – com a ajuda da mulher -, os colegas do 5 para a Meia-Noite cederam-lhe algum tempo de gravação, telefonou a amigos para participarem e a prima ensinou-lhes a coreografia que ensaiaram no jardim da casa dele.

"Foi giro ver a entrega das pessoas à produção deste vídeo. Quando gravámos a última cena na discoteca, até a equipa de produção estava a dançar. Toda a gente entrou no espírito e, por isso, teve um significado especial", recorda. Produzido pela Videomedia, conta com a participação especial de caras muito conhecidas da televisão portuguesa entre os quais Olavo Bilac, Falato dos Homens da Luta, Paulo Vintém, Rubim e Mónica, para além da equipa do 5 para a Meia-noite.

Gamar com Style não é a primeira incursão de Pedro Fernandes pelo mundo da música, mas o humorista não pretende fazer profissão da composição. Pelo contrário, o vídeo surge como uma ferramenta utilizada para ele próprio se manifestar contra a situação que o país vive. "Como toda a gente, estou a pagar mais impostos e a minha mulher ficou sem dois subsídios. É um assunto que chega a casa de todos os portugueses, sem excepção. Como os meios que tenho ao meu alcance são os do programa, aproveito o papel que tenho para me fazer ouvir".

O humorista reconhece que o timing para montar uma música com este tipo de letra foi o melhor - e espera até que sirva para despertar mais umas consciências. “Estava muito fresco o aumento da taxa da Segurança Social e do IVA, questões mais do que suficientes para justificar o título, Gamar com Style”.

Pedro Fernandes espera que a letra já tenha chegado aos ouvidos da classe política e que até já tenha proporcionado uns passinhos de dança nos corredores do poder. "Imagino-os a cantar nos corredores da Assembleia da República e a dançar a coreografia. Era giro de ver".

A música está disponível para download gratuito no site do programa 5 para a Meia-Noite.