• Sara Coleman
    Sara Coleman Dominique Faget/AFP
  • Sara Coleman
    Sara Coleman Dominique Faget/AFP
  • Sara Coleman
    Sara Coleman Dominique Faget/AFP
  • Ion Fiz
    Ion Fiz Dominique Faget/AFP
  • Ion Fiz
    Ion Fiz Dominique Faget/AFP
  • Ion Fiz
    Ion Fiz Dominique Faget/AFP
  • Ion Fiz
    Ion Fiz Dominique Faget/AFP
  • Ion Fiz
    Ion Fiz Dominique Faget/AFP
  • Ion Fiz
    Ion Fiz Dominique Faget/AFP
  • Ana Locking
    Ana Locking Philippe Marcou/AFP
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    Ana Locking Philippe Marcou/AFP
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    Ana Locking Philippe Marcou/AFP
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    Ana Locking Philippe Marcou/AFP
  • Maya Hansen
    Maya Hansen Dominique Faget/AFP
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    Maya Hansen Dominique Faget/AFP
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    Maya Hansen Dominique Faget/AFP

Fashion Week Madrid

De Madrid a Lisboa é um desfile de distância

Os azulejos, a calçada portuguesa e os tecidos florais de um Portugal resistente são um filão inesgotável para os criadores estrangeiros e portugueses, de Luís Buchinho à brasileira Maria Bonita como exemplos recentes. E agora é a vez de Ion Fiz, um designer multitasker que aproveitou uma viagem a Lisboa para se inspirar para uma colecção fresca apresentada no quarto dia da 56ª Mercedes-Benz Fashion Week Madrid.

Ion Fiz, no mesmo estilo tudo-em-um, também aproveitou o desfile para mostrar as suas outras obras - uma pequena linha de mobiliário, uma colaboração com a marca de calçado Gioseppo, jóias de porcelana e óculos desenhados por si entre patrocínios vários. São estes os caminhos da moda em tempo de contenção financeira. E, noutro registo, Sara Coleman deu o seu sinal dos tempos com uma colecção refrescantemente simples e orgânica em tons próprios da sua linha e da Primavera/Verão 2013 a que se destina, inspirada no mundo subaquático.

Ao quarto dia de desfiles na Fashion Week Madrid - e o último com cobertura do Life&Style -, os desfiles assumem formatos diferentes: três deles são duplos, para acomodar seis marcas no menor tempo possível, dada a longa lista de marcas agendadas para apresentação. Trata-se de um evento em que se acotovelam 38 marcas estabelecidas e oito jovens criadores na plataforma Ego. A semana de moda de Madrid, pelo facto de se realizar fora do centro da cidade, é uma maratona particularmente absorvente de nomes, marcas e desfiles, sem grandes multidões nem enchentes e com o tradicional lounge onde as várias marcas e publicações associadas ao evento promovem o seu produto.

No meio da corrida de quatro de seis dias, ficaram na memória pelas melhores razões Ángel Schlesser, Davidelfín, Duyos ou Sara Coleman, entre outros. Mas muitos outros desfiles foram uma sucessão por vezes demasiado longa de referências umbiguistas (leia-se à cultura espanhola de forma menos sofisticada) ou de apontamentos em dívida a grandes nomes da moda internacional, o que se poderá argumentar ser inevitável num mundo globalizado e numa indústria em que as vendas e o que o público procura são o fito final - e não há vergonha nenhuma nisso, acontecendo tanto em Madrid quanto em Lisboa, Rio de Janeiro ou São Paulo, para citar algumas semanas de moda periféricas. E o sistema está construído assim, sobre quatro estacas (Paris, Milão, Nova Iorque e Londres) e uma comunicação de massas. Mas como escrevia o El País hoje num contexto ligeiramente diferente, não é saudável viver como Bill Murray em O Feitiço do Tempo (Groundhog Day, 1993) em modo revivalista - ou em repetição.

No edifício da Feira de Madrid decorrem até dia 4 os restantes desfiles, atraindo perto de 50 mil pessoas, das quais mais de 1400 profissionais de comunicação e jornalistas estrangeiros. A plataforma de novos talentos Ego, com potencial para mais inovação, começa a mostrar-se segunda-feira, após os desfiles de nomes como Carlos Diez ou Guillermina Baeza e todos têm transmissão em directo via web em www.mercedesbenzfashionweekmadrid.tv.

O PÚBLICO viajou a convite da Mercedes-Benz Fashion Week Madrid