- A it girl Bimba Bosé desfilou para David Delfin Cortesia Fashion Week Madrid
- Rossy de Palma subiu à passerelle para encerrar o desfile de Juanjo Oliva Cortesia Fashion Week Madrid
- David Delfin Dani Pozo/AFP
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- David Delfin Dani Pozo/AFP
- David Delfin Cortesia Fashion Week Madrid
- David Delfin Dani Pozo/AFP
- David Delfin Cortesia Fashion Week Madrid
- David Delfin Dani Pozo/AFP
- Juanjo Oliva Dominique Faget/AFP
- Juanjo Oliva Dominique Faget/AFP
- Juanjo Oliva Dominique Faget/AFP
- Juanjo Oliva Cortesia Fashion Week Madrid
- Juanjo Oliva Cortesia Fashion Week Madrid
- Juanjo Oliva Dominique Faget/AFP
- Juanjo Oliva Dominique Faget/AFP
- Duyos Dominique Faget/AFP
- Duyos Dominique Faget/AFP
- Duyos Cortesia Fashion Week Madrid
- Duyos Cortesia Fashion Week Madrid
- Duyos Cortesia Fashion Week Madrid
- Duyos Cortesia Fashion Week Madrid
- Duyos Cortesia Fashion Week Madrid
- Duyos Dominique Faget/AFP
- Duyos Dominique Faget/AFP
- Teresa Helbig Dani Pozo/AFP
- Teresa Helbig Cortesia Fashion Week Madrid
- Teresa Helbig Cortesia Fashion Week Madrid
- Teresa Helbig Cortesia Fashion Week Madrid
- Teresa Helbig Cortesia Fashion Week Madrid
- Amaya Arzuaga Dani Pozo/AFP
- Amaya Arzuaga Dani Pozo/AFP
- Amaya Arzuaga Dani Pozo/AFP
- Amaya Arzuaga Dani Pozo/AFP
- Amaya Arzuaga Dani Pozo/AFP
- Amaya Arzuaga Dani Pozo/AFP
- Miguel Palacio Cortesia Fashion Week Madrid
- Miguel Palacio Cortesia Fashion Week Madrid
Fashion Week Madrid
Mulheres Almodóvar chamadas à passerelle
David Delfín é "o" nome que fez a festa e moda século XXI. No sábado as estrelas emergiram na passerelle da Fashion Week Madrid para ver um designer que se destaca dos restantes, na criatividade e na projecção internacional.
Em quase todas as semanas de moda periféricas, há sempre um dia assim: um dia em que emergem as estrelas (locais) para ver um designer que se destaca dos restantes, na criatividade e na projecção internacional. David Delfín é "o" nome de sábado da Fashion Week Madrid e com ele vem a tal constelação que, à boleia da vitalidade da cultura espanhola, o associa imediata e internacionalmente a Pedro Almodóvar via Rossy de Palma ou à cantora e apresentadora Alaska. De Palma subiu ainda à passerelle para um momento de performance para o designer Juanjo Oliva sob o olhar de Marisa Paredes, outra senhora Almodóvar.
No caso de Delfin, a sua trupe fez um filme e um desfile com uma it girl espanhola como estrela e sócia de longa data - Bimba Bosé, modelo, cantora e celebridade andrógina alternativa - mas, mais importante do que isso, fez a festa e moda século XXI.
Com a fundadora do influente site style.com, Candy Pratts-Price, na primeira fila, David Delfín tinha um casting de modelos próprio, acessórios vários e propostas recortadas de inspiração vintage e sempre com tónica rock 'n' roll em cinza, branco e rosas para homem e mulher. E, tal como aconteceu na sexta-feira com a marca Devota & Lomba, este foi um desfile patrocinado. Neste caso, pela mesma marca que patrocina e agora baptiza a semana de moda, para a qual o criador de Málaga também costumizou um carro - presente no desfile através da curta-metragem apresentada no início com Rossy de Palma e companhia. Houve ainda uma colaboração para a criação do primeiro estampado (com brilhos) de uma marca de joalharia.
E o dia madrileno findou com um nome consagrado, Miguel Palacio, a mostrar exclusivamente a sua linha de colaboração com a marca Hoss Intropia, deixando de parte a produção em nome próprio. Sinais dos tempos, porque a crise também bate à porta espanhola, fustigada por uma taxa de desemprego histórica (25,1%) e a mais elevada da União Europeia e por quebras no seu sector têxtil e de confecção.
O desfile, que celebrou os dez anos de Delfín no evento, foi um espectáculo identitário que permite perceber a presença do criador em algumas edições da Semana de Moda de Nova Iorque. Foi sucedido por AA, de Amaya Arzuaga, uma segunda linha da conhecida designer espanhola que se focou nas cinturas para produzir calções e vestidos curtos. Juanjo Oliva produziu uma série de vestidos longos em negro total ou com branco em estampado gráfico, com os cintos metálicos que são a sua imagem de marca. Rossy de Palma subiu à passerelle de negro, séria e trémula, para encerrar o desfile.
Durante a manhã, Delfín foi precedido pela marca Lemoniez, com uma reinvenção primaveril de peças icónicas como o trench coat inspirado em mulheres pioneiras, das exploradoras às espias, com um toque parisiense. Teresa Helbig abriu a tarde com um trabalho especial, visto que apostou no fabrico artesanal e de inspiração couture e criou os seus próprios tecidos, elaborando uma colecção floral.
E já num final de tarde de sábado pouco caliente em Madrid, a marca Duyos fez as modelos sair da caixa (uma delas até findou a tradicional volta final à pista de telefone em riste a fotografar e a filmar a assistência) e foi tudo sobre a sua mãe. O criador dedicou a colecção irremediavelmente feminina e primaveril, em rosa, brocados em organza e detalhes de ombros e volumes muito Raf Simons à sua mãe.
No edifício da Feira de Madrid decorrem até dia 4 os restantes desfiles, atraindo perto de 50 mil pessoas, das quais mais de 1400 profissionais de comunicação e jornalistas estrangeiros.
O PÚBLICO viaja a convite da Mercedes-Benz Madrid Fashion Week