- Mila Kunis para a coleção de malas Miss Dior Mário Sorrenti
- Gary Oldman, Garrett Hedlund, Jamie Bell and Willem Dafoe para Prada Menswear David Sims
- Blake Lively para o perfume Gucci Premiere Nicolas Winding Refn
- Dj Tiësto para a edição limitada do relógio Tiësto by Guess Yu Tsai
- Princesa Charlotte Casiraghi para Gucci Inez Van Lamsweerde and Vinoodh Matadin
- Ewan McGregor para Belstaff Craig McDean
- Monica Bellucci para Dolce&Gabbana Giampaolo Sgura
- Michael Phelps para Louis Vuitton Core Values Annie Leibovitz
- Ashley Greene para DKNY Peter Lindbergh
- Isabella Rossellini para a colecção de malas Bvlgari Annie Leibovitz
- Natalie Portman para a maquilhagem Diorskin Nude Mario Sorrenti
- Kristen Stewart para o novo perfume Balenciaga Steven Meisel
- Julia Roberts para o novo perfume da Lancôme Carter Smith
- Janelle Monae para a maquilhagem Cover Girl
- Chloë Sevigny para Miu Miu Mert Alas and Marcus Piggott
- Kate Hudson para Ann Taylor Tom Munro
- Lana Del Rey para H&M Inez van Lamsweerde and Vinoodh Matadin
- Nicole Richie para a Impulse, marca exclusiva da Macy's Camila Akrens
- Monica Cruz para Agent Provacateur Tim Pope
- Terry Richardson para David Webb’s
As estrelas que vão brilhar no Outono/Inverno
As campanhas publicitárias para o próximo Inverno 2012 já estão nas revistas e nas ruas e estão repletas de celebridades – actores, atletas e músicos. E ainda há espaço para uma princesa. O Life&Style seleccionou 20 campanhas em que os modelos profissionais foram substituídos por estrelas que brilham transversalmente.
A tendência não é nova, mas continua a crescer. As grandes marcas apostam cada vez mais em rostos mediáticos que não pertencem necessariamente ao universo da moda para protagonizar as suas campanhas publicitárias. Um dos casos de maior sucesso é o das campanhas Core Values, da marca parisiense Louis Vuitton, que desde 2007 conseguiu pôr Angelina Jolie, Sean Connery ou Mikhail Gorbatchov a dar a cara pelas suas malas.
Para este Inverno, a maison Vuitton sobe a fasquia (quase literalmente) e junta os dois atletas mais medalhados de sempre nos Jogos Olímpicos: o nadador norte-americano Michael Phelps e a ginasta russa Larisa Latynina, cujas imagens foram estrategicamente lançadas nos dias que se seguiram ao encerramento dos Jogos Olímpicos de Londres.
Mas os atletas não estão sós nas páginas lustrosas das revistas internacionais. Os actores estão por todo o lado: Gary Oldman e Willem Dafoe para a Prada Menswear, Chloë Sevigny como novo rosto da Miu Miu; Ashley Greene é a actriz principal da DKNY; Blake Lively para o novo perfume Gucci Premiére; Mila Kunis para a fragrância Miss Dior, sucedendo a Natalie Portman, que agora surge nas imagens da campanha da Dior Skin (cosmética); Ewan McGregor veste a pele da Belstaff e as curvas de Monica Belluci cobrem-se à italiana, cortesia da Dolce&Gabbana. Kristen Stewart, a contrariada starlett cuja relação (e fim da mesma) com Robert Pattinson lhe garante há anos a atenção de milhões de adolescentes fãs da saga Crepúsculo, aprendeu a gostar de moda com Nicolas Ghesquière na Balenciaga e agora é a protagonista da sua campanha de perfume.
E depois há a jovem princesa do Mónaco, filha de Carolina e neta de Grace Kelly, Charlotte Casiraghi, pela colecção de pret-à-porter da Gucci – a primeira e única marca a que emprestou a sua imagem.
Lana del Rey, cantora com uma imagem carregada de iconografia cinematográfica, é a nova estrela da campanha da sueca H&M, enquanto Tiësto, produtor de música e DJ, emprestou o seu nome à edição limitada de relógios Guess; já Janelle Monáe faz a campanha de maquilhagem da Cover Girl.
Mas, nestas lides, não é só quem está à frente da câmara quem conta, e os profissionais da fotografia de moda continuam a ser os escolhidos pelas marcas para estas campanhas milionárias. A incontornável Annie Leibovitz, cuja carreira como retratista lhe granjeou as atenções da indústria de moda, é a autora de todas as campanhas Vuitton Core Values e também da campanha da Bulgari com Isabella Rossellini; e os senhores que se lhe seguem vão de Peter Lindbergh (DKNY) a Mert Alas and Marcus Piggott (Miu Miu), passando por Steven Meisel (Balenciaga) ou Mario Sorrenti (Dior). Apenas Terry Richardson, um dos mais carismáticos e polémicos fotógrafos de moda, resolveu passar para o outro lado da máquina fotográfica para ser a estrela da campanha do joalheiro americano David Webb.