• A modelo tunisina Hanaa Ben Abdesslem lança uma mirada curiosa à máquina do fotógrafo. Tal como ela, também nós ficamos à espera do produto final.
    A modelo tunisina Hanaa Ben Abdesslem lança uma mirada curiosa à máquina do fotógrafo. Tal como ela, também nós ficamos à espera do produto final. Alessandro Scotti
  • Jogos de luz e um final de tarde tempestuoso rodeiam a modelo checa Petra Nemcova, uma sobrevivente do tsunami de 2004.
    Jogos de luz e um final de tarde tempestuoso rodeiam a modelo checa Petra Nemcova, uma sobrevivente do tsunami de 2004. Alessandro Scotti
  • Grávida, mas sempre belíssima, a modelo brasileira Adriana Lima posa com o espectacular cenário do morro do Corcovado em fundo.
    Grávida, mas sempre belíssima, a modelo brasileira Adriana Lima posa com o espectacular cenário do morro do Corcovado em fundo. Alessandro Scotti
  • Algures entre a cidade pobre e os arranha-céus dos ricos, a modelo tunisina Hanaa Ben Abdesslem espera que McCurry recupere a máquina fotográfica.
    Algures entre a cidade pobre e os arranha-céus dos ricos, a modelo tunisina Hanaa Ben Abdesslem espera que McCurry recupere a máquina fotográfica. Alessandro Scotti
  • Fotógrafo e modelo numa pausa. Nem as longas pernas da modelo norte-americana Karlie Kloss parecem distrair Steve McCurry.
    Fotógrafo e modelo numa pausa. Nem as longas pernas da modelo norte-americana Karlie Kloss parecem distrair Steve McCurry. Alessandro Scotti
  • Um abraço especial entre McCurry e a actriz brasileira Sónia Braga, a veterana convidada desta edição do calendário Pirelli.
    Um abraço especial entre McCurry e a actriz brasileira Sónia Braga, a veterana convidada desta edição do calendário Pirelli. Alessandro Scotti
  • O fotógrafo escolheu locais do dia-a-dia para reforçar a ligação à vida real. Aqui, a modelo brasileira Isabeli Fontana posa junto a pequeno boteco.
    O fotógrafo escolheu locais do dia-a-dia para reforçar a ligação à vida real. Aqui, a modelo brasileira Isabeli Fontana posa junto a pequeno boteco. Alessandro Scotti

The Cal 2013

Mulheres de causas no calendário Pirelli

São bonitas, como sempre. Mas, desta vez, pedia-se-lhes mais do que isso. Para a edição 2013 do seu já famoso calendário, a Pirelli decidiu juntar mulheres que se tenham igualmente distinguido pelo seu protagonismo em causas humanitárias.

Para as fotografar, foi escolhido o norte-americano Steve McCurry, mundialmente reconhecido como um dos grandes fotojornalistas da actualidade e autor de uma das imagens mais universais dos nossos tempos: a da rapariga afegã de olhar magnético que fez capa da revista National Geographic em Junho de 1985 (e depois, novamente, em Abril de 2002, quando, 17 anos mais tarde, a revista decidiu procurar a mulher adulta imortalizada na foto).

McCurry decidiu que as suas modelos seriam fotografadas de forma a que, tanto como a estética exterior, sobressaísse a sua beleza interior. Vestiu-as, por isso, bem mais do é habitual nos calendários da marca. E contou com um aliado de peso: o cenário. As sessões decorreram no Rio de Janeiro, cidade-símbolo de um país onde se regista uma extraordinária transformação social, também graças a estratégias de desenvolvimento sustentável e capacidade de iniciativa.

São, todas elas, cidadãs envolvidas em projectos humanitários e apoiantes activas de organizações não-governamentais. A abrir a lista, quatro brasileiras: a veterana actriz Sónia Braga (co-fundadora da Fundação Hispânica para as Artes), a cantora Marisa Monte (activista da luta contra o HIV/Sida), a modelo Adriana Lima (que trabalha com a Global Iniciative Program do ex-Presidente norte-americano Bill Clinton, no Haiti; e que posou grávida) e a modelo Isabeli Fontana (colaboradora da Save The Children e financiadora de um orfanato).

A lista completa-se com mais sete nomes: a modelo, actriz e cineasta italiana Elisa Sednaoui; a modelo tunisina Hanaa Ben Abdesslem; a actriz, modelo e estilista etíope Liya Kebede; a modelo norte-americana Karlie Kloss; a modelo norte-americana Kyleigh Kuhn, a modelo checa Petra Nemcova; a modelo e animadora de TV norte-americana Summer Rayne Oakes.

Elisa preocupa-se com a vida nas áreas rurais, Hanaa é porta-voz de uma associação que ajuda os mais necessitados, Liya criou uma fundação para combater a mortalidade materno-infantil, Karlie apoia a luta contra a sida nas crianças e o desenvolvimento no Haiti, Kyleigh financia a luta contra as minas, Petra sobreviveu ao tsunami de 2004 e criou uma fundação para ajudar crianças sobreviventes de desastres naturais, Summer patrocina causa ambientais na indústria da moda.

Em Maio de 2012, no Rio, elas foram posando para a objectiva de Steve McCurry. O trabalho final aparecerá lá mais para a frente. Para já fica o registo das sessões fotográficas, captado por Alessandro Scotti e que o Life & Style divulga em exclusivo nacional.