• A tenista Daniela Hantuchova, da selecção eslovaca, fotografada para a revista ESPN.
    A tenista Daniela Hantuchova, da selecção eslovaca, fotografada para a revista ESPN.
  • Alex Morgan (23 anos), jogadora da equipa de futebol dos Estados Unidos, fotografada para a revista Sports Illustrated.
    Alex Morgan (23 anos), jogadora da equipa de futebol dos Estados Unidos, fotografada para a revista Sports Illustrated.
  • A ciclista Victoria Pendelton pedala para a equipa britânica. Aos 31 anos foi fotografada para a edição de Agosto da revista GQ.
    A ciclista Victoria Pendelton pedala para a equipa britânica. Aos 31 anos foi fotografada para a edição de Agosto da revista GQ.
  • O seu nome é Lori Jones, mas todas a conhecem por Lolo Jones. A americana, bicampeã mundial dos 60 metros barreiras, deixou-se fotografar para a revista ESPN.
    O seu nome é Lori Jones, mas todas a conhecem por Lolo Jones. A americana, bicampeã mundial dos 60 metros barreiras, deixou-se fotografar para a revista ESPN.
  • Frederica Pellegrini é uma das estrelas da natação em Itália. Nesta fotografia da Vanity Fair é impossível passar ao lado da metáfora do ouro.
    Frederica Pellegrini é uma das estrelas da natação em Itália. Nesta fotografia da Vanity Fair é impossível passar ao lado da metáfora do ouro.
  • Stacy Sykora joga vólei na equipa dos Estados Unidos da América e também participou na sessão fotográfica de 2012 da revista ESPN.
    Stacy Sykora joga vólei na equipa dos Estados Unidos da América e também participou na sessão fotográfica de 2012 da revista ESPN.
  • Ronda Roussey deixou o judo para se dedicar às artes marciais mistas. Esta americana de 25 anos fez capa da revista ESPN.
    Ronda Roussey deixou o judo para se dedicar às artes marciais mistas. Esta americana de 25 anos fez capa da revista ESPN.
  • Como a pose indica, a modalidade de Kim Glass é o vólei. A americana de 27 anos foi fotografada para a ESPN.
    Como a pose indica, a modalidade de Kim Glass é o vólei. A americana de 27 anos foi fotografada para a ESPN.
  • Aos 18 anos, Alexandra Raisman representa os Estados Unidos da América na modalidade de ginástica artística. Foi fotografada por Bruce Weber para a edição de Junho da Vogue.
    Aos 18 anos, Alexandra Raisman representa os Estados Unidos da América na modalidade de ginástica artística. Foi fotografada por Bruce Weber para a edição de Junho da Vogue.
  • Leryn Franco dedica-se ao lançamento do dardo. A atleta do Paraguai foi fotografada por Martin Crepo para um calendário pessoal. O resultado está à vista.
    Leryn Franco dedica-se ao lançamento do dardo. A atleta do Paraguai foi fotografada por Martin Crepo para um calendário pessoal. O resultado está à vista.
  • A russa Darya Klishina, 21 anos, especializou-se no salto em comprimento. Posou em camisa para a Men's Health do seu país.
    A russa Darya Klishina, 21 anos, especializou-se no salto em comprimento. Posou em camisa para a Men's Health do seu país.
  • Megan Hodge tem 23 anos e joga para a equipa de vólei americana. Foi mais uma das atletas a participar na sessão Body Issue para a ESPN.
    Megan Hodge tem 23 anos e joga para a equipa de vólei americana. Foi mais uma das atletas a participar na sessão Body Issue para a ESPN.
  • Da Sérvia chegou Ana Ivanovic. A tenista de 24 anos já esteve no número um do ranking mundial e foi fotografada num mar de bolas cor-de-rosa para a FHM.
    Da Sérvia chegou Ana Ivanovic. A tenista de 24 anos já esteve no número um do ranking mundial e foi fotografada num mar de bolas cor-de-rosa para a FHM.
  • As competições já não são novidade para a velocista Allyson Felix. A americana de 26 anos foi fotografada para a Vogue por Annie Leibovitz.
    As competições já não são novidade para a velocista Allyson Felix. A americana de 26 anos foi fotografada para a Vogue por Annie Leibovitz.

Atletas Olímpicas

Poses para manter a chama acesa

No que diz respeito aos treinos, estas atletas regem-se pelo lema “mais é melhor”, mas, na hora de posar para fotografias, as regras parecem inverter-se: menos é mais. Praticam religiosamente desporto e o resultado não se reflecte só nas subidas ao pódio. O corpo é a prova do esforço e disciplina que as colocaram na corrida ao ouro olímpico.

Há uma diferença entre praticar desporto e fazer dele um modo de vida. Para estas atletas, natação, ginástica, futebol, ténis, atletismo ou vólei são mais do que algumas idas ao ginásio ou corridas de fim de tarde. A ambição destas atletas para os Jogos Olímpicos deste ano passa por trazer para casa recordações especiais de Londres: medalhas de ouro, prata ou bronze.

A atleta-tipo das sessões fotográficas mais ousadas é, regra geral, americana, preferencialmente jogadora de vólei. Mas países como o Paraguai, a Sérvia e a Rússia já mostraram que têm tenistas e ginastas à altura de um top das atletas olímpicas mais sexys de 2012.

É verdade que passam os dias em equipamento desportivo, mas, quando é preciso dar o corpo ao manifesto para revistas e campanhas publicitárias, deixam claro que maquilhagem e saltos altos não as assustam. Nem tão pouco se intimidam com a nudez.

A maioria das fotografias com atletas remete para o imaginário dos Jogos Olímpicos da Grécia Antiga, tempo em que os atletas competiam nus. Os jogos eram, em parte, uma celebração do corpo humano e, se os competidores se encontravam no auge da forma física, não havia razões para não o mostrarem.

Em 1900, altura da primeira participação feminina nos Jogos Olímpicos, já a tradição de competir sem roupa ia longe. Ainda assim, nada impede as atletas dos dias de hoje de mostrar do que são feitas: sem pudores, são fotografadas para revistas e campanhas em poses que prometem manter acesas chamas mais intensas do que a olímpica.