- Ralph Lauren para a comitiva dos Estados Unidos da América
- Ralph Lauren para a comitiva dos Estados Unidos da América
- Armani para a comitiva italiana
- Armani para a comitiva italiana
- Hermés para a equipa equestre da comitiva olímpica francesa
- Stella McCarteney, em colaboração com a Adidas, para a comitiva britânica
- Modalfa para a comitiva portuguesa
- Stefano Ferragamo para a comitiva de San Marino
- Prada para a comitiva italiana
Especial: Jogos Olímpicos 2012
Desfile Olímpico
Os jogos já começaram. Durante 17 dias, Londres recebe os atletas que vão competir por um lugar no pódio olímpico e os designers mais ferrenhos não quiseram ficar de fora desta celebração do desporto. Prada, Hermés, Ralph Lauren, entre outras, conceberam equipamentos personalizados para as comitivas olímpicas. São uniformes dignos de campeões.
Stella McCartney joga em casa. Em parceria com a Adidas, a designer britânica quis criar um equipamento que se mantivesse fiel às cores da bandeira e fosse capaz de representar os atletas da Grã-Bretanha. O resultado está à vista, numa colecção que privilegia o vermelho, o azul e o branco.
Outro famoso designer, o mesmo orgulho patriota: Giorgio Armani quis levar um pouco do estilo italiano a Londres. "A moda italiana é uma grande referência no mundo inteiro e é uma belíssima ideia combiná-la com o desporto" - disse o criador de 77 anos. - "Vamos esperar que os nossos atletas sejam tão gloriosos como a moda do nosso país". Prada, por sua vez, juntou-se a Armani no nacionalismo italiano, tendo ficado responsável pelo equipamento da equipa de vela.
Rodeada por Itália, está a República de San Marino que, apesar de pequena, também está representada nos Jogos Olímpicos. Stefano Ferragamo desenvolveu uma colecção especial para os atletas onde prevalece, acima de tudo, o glamour do Mediterrâneo.
À maison Hermès coube, claro está, a tarefa de criar o equipamento da equipa equestre da comitiva francesa. Os casacos luxuosos foram concebidos com recurso a uma alta tecnologia que os torna mais leves e flexíveis, que favorece a agilidade dos atletas.
A comitiva portuguesa também teve direito a um equipamento personalizado. A colecção ficou a cargo da Modalfa, que desenvolveu uma linha confortável e casual para os heróis nacionais.
Se os critérios que decidem quem leva a medalha de ouro para casa são claros o suficiente para evitar empates, o mesmo não se pode dizer sobre a comitiva que leva a medalha de estilo. Uma coisa é certa: todos eles estão vestidos para ganhar.