- Desfile Blue Man Agencia fotosite
- Desfile Blue Man Agencia fotosite
- Desfile Blue Man Agencia fotosite
- Desfile Blue Man Agencia fotosite
- Desfile Blue Man Agencia fotosite
- Desfile Blue Man Agencia fotosite
- Desfile Blue Man Agencia fotosite
- Desfile Blue Man Agencia fotosite
- Desfile Blue Man Agencia fotosite
- Desfile Alessa Agencia fotosite
- Desfile Alessa Agencia fotosite
- Desfile Alessa Agencia fotosite
- Desfile Alessa Agencia fotosite
- Desfile Alessa Agencia fotosite
- Desfile Alessa Agencia fotosite
- Desfile Alessa Agencia fotosite
- Desfile Alessa Agencia fotosite
- Desfile Alessa Agencia fotosite
- Desfile Alessa Agencia fotosite
- Desfile Oh Boy Agencia fotosite
- Desfile Oh Boy Agencia fotosite
- Desfile Oh Boy Agencia fotosite
- Desfile Oh Boy Agencia fotosite
- Desfile Oh Boy Agencia fotosite
- Desfile Oh Boy Agencia fotosite
- Desfile Oh Boy Agencia fotosite
- Desfile Oh Boy Agencia fotosite
- Desfile Oh Boy Agencia fotosite
- Desfile Oh Boy Agencia fotosite
- Desfile New Order Agencia fotosite
- Desfile New Order Agencia fotosite
- Desfile New Order Agencia fotosite
- Desfile New Order Agencia fotosite
- Desfile New Order Agencia fotosite
- Desfile New Order Agencia fotosite
- Desfile New Order Agencia fotosite
- Desfile New Order Agencia fotosite
- Desfile New Order Agencia fotosite
- Desfile New Order Agencia fotosite
- Desfile Patachou Agencia fotosite
- Desfile Patachou Agencia fotosite
- Desfile Patachou Agencia fotosite
- Desfile Patachou Agencia fotosite
- Desfile Patachou Agencia fotosite
- Desfile Patachou Agencia fotosite
- Desfile Patachou Agencia fotosite
- Desfile Patachou Agencia fotosite
- Desfile Patachou Agencia fotosite
- Desfile Patachou Agencia fotosite
- Desfile Sacada Agencia fotosite
- Desfile Sacada Agencia fotosite
- Desfile Sacada Agencia fotosite
- Desfile Sacada Agencia fotosite
- Desfile Sacada Agencia fotosite
- Desfile Sacada Agencia fotosite
- Desfile Sacada Agencia fotosite
- Desfile Sacada Agencia fotosite
- Desfile Sacada Agencia fotosite
- Desfile Sacada Agencia fotosite
Fashion Rio Verão 2012-13
As modelos brasileiras nem precisam de praia
As modelos, claro, super e brasileiras, encheram a passerelle do primeiro dia de Fashion Rio, o segundo maior evento de moda do Brasil e que se quer posicionar como ditador de tendências para a moda de praia mundial. Mas se os corpos, fonte primordial da inspiração da moda brasileira, estiveram lá, o relax água de coco ou caipirinha na mão ainda não chegou em força.
É tudo uma questão de expectativas - a Luminosidade, que agrega em dois pólos (São Paulo e Rio de Janeiro) a moda brasileira num trabalho de décadas, apela à divisão clara de fronteiras. Em São Paulo, a quinta maior semana de moda do mundo num país com perto de 200 milhões de habitantes, a moda mais urbana, com maior potencial internacional, de marcas de um segmento mais elevado (em termos de preço e de nível de vida do seu público). No Rio de Janeiro, mais quente, mais enterrado na mata atlântica entre morros e mar, as segundas linhas das supracitadas marcas mais high end, bem como etiquetas mais acessíveis e, sobretudo, a moda de praia. Os biquínis que, segundo o jovem criador da Blue Man, Thomaz Azulay, o mundo há muito imita em corte e estilo. Por isso, quando se chega ao Jockey Clube, para onde o Fashion Rio Verão 2012/13 migrou para ceder o seu habitual lar - o Pier Mauá - à conferência Rio+20 da ONU, espera-se por moda praia, fatos de banho, biquínis, sungas, saídas de praia e a tal roupa para um fim de tarde no calçadão ou uma noite mais endinheirada no Leblon.
A Blue Man deu música, palmeiras, as baías do Rio e até uma overdose de bananas no primeiro desfile da semana de moda que começou terça-feira 22 e termina no próximo sábado. Até aqui tudo expectável, com tributos a figuras icónicas dessa vida de praia que só um carioca percebe e até alguns clichés (sendo tudo isto, claro, uma questão de expectativas… cliché). Já o resto do dia, sendo nele passível de identificar tendências para o próximo Verão (que neste hemisfério é daqui a seis meses, sendo só para 2013 no norte), fez-se de fluidez, de estampados e de algumas falhas e atrasos.
A Sacada e a Patachou, entre os dourados barrocos ou metálicos e os rosas vivos (a primeira) e a fluidez rectangular e pastel (a segunda), apresentaram vestidos, saias, calças, linhas mais escorreitas que poderiam estar em São Paulo. E quando uma marca gritantemente jovem vai a Tóquio brincar com as harajuku girls e com tudo o que é pop num guarda-roupa totalmente citadino, como fez a Oh Boy, a intriga adensa-se. Só no final, com o desfile da popular Alessa (e da sua criadora esfuziante, a terminar o desfile a dançar e saltar pela passerelle numa túnica estampada com imagens da super-heroína da BD Wonder Woman), voltámos ao tom Brasil, ao som de um mix de Roberto Carlos e dos estampados vegetais e de cores que embebem o país e, em particular, o Rio de Janeiro.
As semanas de moda não têm e não devem ser uma espécie de juramento de bandeira em torno de assomos de nacionalismo e folclore. A moda expressa a cultura do grupo humano que a produz, mas neste dia inaugural do Fashion Rio, em plena mudança de datas para alinhar com o calendário das principais semanas de moda mundiais e com os eventos que a cidade albergará nos próximos Invernos (Rio+20, Mundial de Futebol em 2014, Jogos Olímpicos em 2016), a questão levanta-se. Perante a estratégia da organização, sendo que este é um evento fundado em 2001 em torno da indústria têxtil do estado, e pelas questões levantadas por designers e imprensa internacional sobre a sustentabilidade e lógica desta divisão entre dois grandes eventos do sector no Brasil.
Voltemos, portanto, ao princípio - as modelos, elas que foram as primeiras embaixadoras de massas da moda brasileira e que ajudaram a vender ao mundo a imagem do corpo, do despojo e da descontracção da moda made in Brasil. Shirley Mallmann foi talvez a primeira top model brasileira e esteve na Sacada. A Blue Man, representada em Portugal e uma histórica da moda de praia carioca, trouxe Ana Cláudia Michels. Carol Francischini também esteve na Sacada. As duas últimas são “anjos” Victoria´s Secret, todas são estrelas no seu país e continuam a ser um diferencial importante da moda brasileira. Com ou sem praia.
O Fashion Rio conta com 29 desfiles de marcas brasileiras e decorre até dia 26 no Rio de Janeiro, seguindo-se dentro de três semanas a São Paulo Fashion Week no calendário oficial de moda brasileira.
O PÚBLICO viajou a convite do programa Texbrasil (Programa de Exportações da Indústria de Moda Brasileira)