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Fashion Rio Verão 2012-13

As modelos brasileiras nem precisam de praia

As modelos, claro, super e brasileiras, encheram a passerelle do primeiro dia de Fashion Rio, o segundo maior evento de moda do Brasil e que se quer posicionar como ditador de tendências para a moda de praia mundial. Mas se os corpos, fonte primordial da inspiração da moda brasileira, estiveram lá, o relax água de coco ou caipirinha na mão ainda não chegou em força.

É tudo uma questão de expectativas - a Luminosidade, que agrega em dois pólos (São Paulo e Rio de Janeiro) a moda brasileira num trabalho de décadas, apela à divisão clara de fronteiras. Em São Paulo, a quinta maior semana de moda do mundo num país com perto de 200 milhões de habitantes, a moda mais urbana, com maior potencial internacional, de marcas de um segmento mais elevado (em termos de preço e de nível de vida do seu público). No Rio de Janeiro, mais quente, mais enterrado na mata atlântica entre morros e mar, as segundas linhas das supracitadas marcas mais high end, bem como etiquetas mais acessíveis e, sobretudo, a moda de praia. Os biquínis que, segundo o jovem criador da Blue Man, Thomaz Azulay, o mundo há muito imita em corte e estilo. Por isso, quando se chega ao Jockey Clube, para onde o Fashion Rio Verão 2012/13 migrou para ceder o seu habitual lar - o Pier Mauá - à conferência Rio+20 da ONU, espera-se por moda praia, fatos de banho, biquínis, sungas, saídas de praia e a tal roupa para um fim de tarde no calçadão ou uma noite mais endinheirada no Leblon.

A Blue Man deu música, palmeiras, as baías do Rio e até uma overdose de bananas no primeiro desfile da semana de moda que começou terça-feira 22 e termina no próximo sábado. Até aqui tudo expectável, com tributos a figuras icónicas dessa vida de praia que só um carioca percebe e até alguns clichés (sendo tudo isto, claro, uma questão de expectativas… cliché). Já o resto do dia, sendo nele passível de identificar tendências para o próximo Verão (que neste hemisfério é daqui a seis meses, sendo só para 2013 no norte), fez-se de fluidez, de estampados e de algumas falhas e atrasos.

A Sacada e a Patachou, entre os dourados barrocos ou metálicos e os rosas vivos (a primeira) e a fluidez rectangular e pastel (a segunda), apresentaram vestidos, saias, calças, linhas mais escorreitas que poderiam estar em São Paulo. E quando uma marca gritantemente jovem vai a Tóquio brincar com as harajuku girls e com tudo o que é pop num guarda-roupa totalmente citadino, como fez a Oh Boy, a intriga adensa-se. Só no final, com o desfile da popular Alessa (e da sua criadora esfuziante, a terminar o desfile a dançar e saltar pela passerelle numa túnica estampada com imagens da super-heroína da BD Wonder Woman), voltámos ao tom Brasil, ao som de um mix de Roberto Carlos e dos estampados vegetais e de cores que embebem o país e, em particular, o Rio de Janeiro.

As semanas de moda não têm e não devem ser uma espécie de juramento de bandeira em torno de assomos de nacionalismo e folclore. A moda expressa a cultura do grupo humano que a produz, mas neste dia inaugural do Fashion Rio, em plena mudança de datas para alinhar com o calendário das principais semanas de moda mundiais e com os eventos que a cidade albergará nos próximos Invernos (Rio+20, Mundial de Futebol em 2014, Jogos Olímpicos em 2016), a questão levanta-se. Perante a estratégia da organização, sendo que este é um evento fundado em 2001 em torno da indústria têxtil do estado, e pelas questões levantadas por designers e imprensa internacional sobre a sustentabilidade e lógica desta divisão entre dois grandes eventos do sector no Brasil.