Hotéis de luxo no país do design de moda
A moda vive fora da passerelle. Se antes os designers restringiam as suas criações a roupa e acessórios, actualmente são responsáveis pela decoração de ambientes, ampliando os seus impérios e marca através da intervenção em hotéis de luxo. O Life&Style convida-o a uma volta ao mundo pelos hotéis haute-couture.
Fazer férias em hotéis cuja decoração é assinada pelos mais conhecidos designers de moda é o novo passatempo dos fashionistas. França, Itália, Dubai, Jamaica ou Brasil são apenas alguns dos destinos onde pode passar férias em grande estilo. O nosso roteiro de sonho começa em Paris, no Ritz da Place Vendôme, onde pode dormir sob o mesmo tecto de Coco Chanel na suite onde a ícone da moda viveu durante anos. Depois rume a sul e deixe-se adormecer numa cama que é um vestido de baile. Parece um sonho? A Moschino torna-o realidade na maison hotel de Milão com o nome da marca. Ainda na Europa não deite por terra o que de melhor tem Portugal e veja o mar a partir da varanda do quarto decorado por Ana Salazar no Farol Design Hotel, em Cascais.
Estes hotéis cuja decoração é assinada por criadores de moda – e nalguns casos sua propriedade – surgiram da ideia de unir o conceito de exclusividade a instalações cujo destaque é o design, sustentado pelo serviço de qualidade. Nos corredores expõe-se obras de arte e surge um cuidado especial na escolha dos móveis e objectos decorativos. Mas que não se pense que se trata de transpor campanhas publicitárias para capas de edredons e quadros. Há espaço para criar de uma forma diferente e fugir ao cliché. Se Nova Iorque é uma das capitais da moda, no entanto, há poucos hotéis assinados por criadores nos Estados Unidos - a suite do Hotel St. Denis, na Big Apple, decorada pela casa Dior, é um dos poucos exemplos.
As colaborações passam por decorar um ou vários ambientes do hotel, num movimento que surgiu na Europa, mas que rapidamente se alastrou para o Médio Oriente, Brasil e ilhas paradisíacas, onde Missoni, Moschino ou Armani têm os seus próprios hóteis. Pioneira neste segmento, a Versace criou o Palazzo Versace, na Austrália, e vai continuar a investir em hotéis de assinatura. A próxima inauguração será no Dubai, uma das localizações mais priveligiadas pelas griffes para este efeito devido à concentração de milionários por metro quadrado. Elie Saab e Giorgio Armani são dois dos nomes de referência da moda que lá têm um hotel.
Estes hotéis não são para todas as carteiras – embora os preços oscilem entre os 150 e os 6000 euros por noite. Dos estilos mais excêntricos como o de Christian Lacroix no Hôtel du Petit Moulin e no Notre Dame Saint Michel – num barroco exagerado, com peças bastante adornadas e estampas que cobrem as paredes -, às linhas clássicas de Ralph Lauren, - muito mais clean tendo como cor dominante o branco nas suas villas no Round Hill, na Jamaica - a incursão da moda pela hotelaria tem sido uma aposta de sucesso. Para os amantes de moda, este nicho do mercado oferece ao hóspede a oportunidade de viver - literalmente - a visão dos criadores. Mais do que vestir as suas roupas, trata-se de absorver a sua essência, pelo menos por uma noite.
Em Portugal
O Farol Design Hotel, em Cascais, é o único hotel em Portugal que privilegiou esta vertente. Com 33 quartos, nove deles têm o cunho de aclamados criadores de moda portugueses. “A luminosidade e a proximidade do mar são os dois elementos mais marcantes neste espaço único. Tem-se a sensação de que se está quase com a mão na água.” afirma Ana Salazar, que assina a decoração de um dos espaços.
José António Tenente também deixou a sua marca num dos quartos, "a minha intervenção surgiu no sentido de maximizar a área total do quarto, tirando partido da vista privilegiada, que ocupa todo o lado esquerdo.", explica o criador de moda.
Localizado ao lado da Marina de Cascais, o Farol Design Hotel foi outrora a mansão do conde de Cabral. Com origem no séc. XIX, o edifício foi remodelado e ganhou novo fôlego com a intervenção de criadores de moda que o tornaram uma referência a nível nacional.