Especial São Paulo Fashion Week
É Inverno (morno) na passerelle de São Paulo
A São Paulo Fashion Week começou ontem e decorre até dia 24. Lá fora, é o pico do Verão. Lá dentro, é Inverno 2012 e milhares de pessoas trabalham num dos maiores eventos de moda do mundo.
O maior evento de moda da América Latina e a quinta semana de moda do mundo (apenas atrás das eternas Paris, Milão, Londres e Nova Iorque) começou com uma estrela, sinal da importância da São Paulo Fashion Week (SPFW) e da sua capacidade de atrair (e pagar) as melhores modelos do mundo. Para a marca Animale, e substituindo a sua habitual cara – brasileira – Raquel Zimmermann, a modelo e musa da Burberry, Rosie Huntington-Whiteley abriu e fechou o primeiro desfile da 32.ª SPFW.
A britânica, actriz de Transformers 3, modelo da Victoria’s Secret e inspiração de Christopher Bailey, director criativo da Burberry, abriu a passerelle numa semana de moda de São Paulo já habitualmente carregada de estrelas. A Animale, marca dirigida por Priscila Darolt, foi ao frio russo para propor roupa para o Inverno 2012, inspirando-se nos cossacos e na estética dos czares. Veludos de seda, tricot de penas marabu, tweed e gorgorão foram os materiais em vermelho, champanhe e verde musgo, mostrando, no fundo, uma Rússia à brasileira com cortes déco e transparências q.b.. Ou não fosse este um Inverno pouco dado às temperaturas das estepes e mais leve, a fazer pensar no calor estival que faz fora do edifício da Bienal do Parque Ibirapuera, desenhado pelo decano da arquitectura Óscar Niemeyer.
Ontem, as marcas Tufi Duek, com uma colecção inatacável em branco, cinza, negro e verde de alfaiataria senhoril e anos 1950 e detalhes em couro e tecidos metalizados, Cori, com uma ingressão pelo mundo da equitação a fazer lembrar Jean Paul Gaultier na Hermès mas a precisar de edição e de menos misturas, e Osklen, com um manifesto ecológico de silhuetas agressivamente jovens, soltas e desportivas a preencher o resto do dia.
Até terça-feira, 40 desfiles mostram o melhor da moda pronto-a-vestir brasileira, esperando-se ainda a presença do actor norte-americano Ashton Kutcher na plateia do desfile da marca Colcci. Hoje há o prodígio Pedro Lourenço, que mostra a sua colecção (já estreada em Nova Iorque) no seu atelier para um número reservado de convidados e imprensa - filho de Glória Coelho e Reinaldo Lourenço, dois nomes maiores da moda brasileira, estreou-se em Paris aos 14 anos e é o mais jovem e visível criador brasileiro do momento; seguem-se os desfiles, novamente no Ibirapuera, de Rodrigo Rosner, Alexandre Herchcovitch, Iódice e Triton.
Completamente transformado, uma vez mais, com exposições, lojas e lounges repletos de profissionais e convidados, o espaço junta entre hoje e a próxima terça-feira dez mil pessoas a trabalhar no evento, entre as quais centenas de jornalistas e bloggers brasileiros e estrangeiros e 550 modelos. Cerca de 16 mil pessoas rumam a São Paulo a cada edição para assistir, comunicar ou fazer negócio em torno do evento, segundo dados do Observatório do Turismo de São Paulo. O que se reflecte, entre show rooms e feiras de comércio, ocupação hoteleira, transportes e serviços, em ganhos de milhões de reais para a região e para a cidade mais rica do Brasil.
Os desfiles da São Paulo Fashion Week são transmitidos em directo aqui
O PÚBLICO viajou a convite da São Paulo Fashion Week