International gourmet festival Tribute to Claudia 2012
A noite portuguesa do Vila Joya
Abriu ontem oficialmente a sexta edição do festival de gastronomia Tribute to Claudia, do hotel Vila Joya, em Albufeira. A noite teve 13 chefs de restaurantes portugueses reconhecidos com estrela Michelin e mostrou o que de melhor se faz nas cozinhas de norte a sul do país.
É compreensível que durante um festival internacional de gastronomia se fale de estrelas como se de astrologia se tratasse. Na noite de ontem houve uma chuva delas com 13 chefs a abrir oficialmente o festival Tribute to Claudia 2012, mas 14 estrelas Michelin na cozinha - os chefs Dieter Koschina (2 Estrelas Michelin, Vila Joya) e Hans Neuner (2 Estrelas Michelin, Ocean) equilabraram as contas com o chef José Avillez, o único presente que ainda não conta com o mais importante reconhecimento internacional atribuível a um chef.
Ainda antes do jantar de nove pratos, à tarde também houve estrelas, mas de cinema, com a apresentação do primeiro vinho sustentável da marca SHFT, da Califórnia, nos EUA. Um projecto com o carimbo do actor e cineasta Adrian Grenier e do produtor de cinema Peter Glatzer.
Hoje a noite fica a cargo do chef finlandês Hans Välimäki (2 Estrelas Michelin), responsável pelo Chez Dominique, restaurante nº1 na Finlândia.
Até dia 22 de Janeiro, o hotel Vila Joya é paragem obrigatória para os grandes chefs. O Life&Style acompanha diariamente o festival Tribute to Claudia.