• Badgley Mischka alia a tendência das rendas ao look dos anos 1950, no seu desfile em Nova Iorque
    Badgley Mischka alia a tendência das rendas ao look dos anos 1950, no seu desfile em Nova Iorque Brendan McDermid/REUTERS
  • O desfile da Blugirl, na Semana de Moda de Milão, realçou a elegância clássica da renda
    O desfile da Blugirl, na Semana de Moda de Milão, realçou a elegância clássica da renda Stefano Rellandini/REUTERS
  • Em Milão, a Blumarine mostrou vestidos em renda de silhueta minimal, em preto (na foto) e em cores ousadas que vão do vermelho ao amarelo
    Em Milão, a Blumarine mostrou vestidos em renda de silhueta minimal, em preto (na foto) e em cores ousadas que vão do vermelho ao amarelo Stefano Rellandini/REUTERS
  • O padrão cobra imperou no desfile da Gucci, em Milão. A marca italiana juntou cores fortes como o azul-turquesa ao animal print
    O padrão cobra imperou no desfile da Gucci, em Milão. A marca italiana juntou cores fortes como o azul-turquesa ao animal print Stefano Rellandini/REUTERS
  • A Prada também não passou ao lado da tendência animal e apresenta peças que conjugam o padrão cobra em várias cores, na passerelle de Milão
    A Prada também não passou ao lado da tendência animal e apresenta peças que conjugam o padrão cobra em várias cores, na passerelle de Milão Stefano Rellandini/REUTERS
  • A Burberry Prorsum apresentou em Londres a tendência pêlo de uma forma original. Combinou este material com malha e criou volumes inesperados
    A Burberry Prorsum apresentou em Londres a tendência pêlo de uma forma original. Combinou este material com malha e criou volumes inesperados Suzanne Plunket/REUTERS
  • Em Milão, a Gucci usou e abusou do pêlo numa multiplicidade de cores, peças e texturas
    Em Milão, a Gucci usou e abusou do pêlo numa multiplicidade de cores, peças e texturas Alessandro Garofalo/REUTERS
  • O pêlo colorido, como vemos neste casaco amarelo-açafrão, também teve lugar na colecção da marca Bottega Veneta, que apresentou as suas propostas em Milão
    O pêlo colorido, como vemos neste casaco amarelo-açafrão, também teve lugar na colecção da marca Bottega Veneta, que apresentou as suas propostas em Milão Alessandro Garofalo/REUTERS
  • Com um aspecto quase de pelúcia: assim é o pêlo desta proposta que Jill Stuart apresentou em Nova Iorque
    Com um aspecto quase de pelúcia: assim é o pêlo desta proposta que Jill Stuart apresentou em Nova Iorque Lucas Jackson/REUTERS
  • Just Cavalli associou o pêlo ao look dos anos 1970, na apresentação da sua colecção, em Milão
    Just Cavalli associou o pêlo ao look dos anos 1970, na apresentação da sua colecção, em Milão Alessandro Garofalo/REUTERS
  • Em Milão, o color block foi a grande aposta da Blumarine
    Em Milão, o color block foi a grande aposta da Blumarine Stefano Rellandini/REUTERS
  • Jil Sander manteve as cores garridas do Verão na colecção Outono/Inverno, que apresentou em Milão
    Jil Sander manteve as cores garridas do Verão na colecção Outono/Inverno, que apresentou em Milão Alessandro Garofalo/REUTERS
  • As flores invadiram a colecção Gucci para o Outono/Inverno
    As flores invadiram a colecção Gucci para o Outono/Inverno Stefano Rellandini/REUTERS
  • Jil Sander também apresentou propostas floridas nas passerelles da Semana de Moda de Milão
    Jil Sander também apresentou propostas floridas nas passerelles da Semana de Moda de Milão Alessandro Garofalo/REUTERS
  • As flores chegaram a Nova Iorque pelas mãos da designer Rebecca Taylor
    As flores chegaram a Nova Iorque pelas mãos da designer Rebecca Taylor Brendan McDermid/REUTERS
  • As propostas da dupla Dolce&Gabbana alternaram entre os looks extremamente femininos e os andróginos
    As propostas da dupla Dolce&Gabbana alternaram entre os looks extremamente femininos e os andróginos Alessandro Garofalo/REUTERS
  • As linhas do vestuário masculino estiveram presentes na colecção que Yigal Azrouel apresentou em Nova Iorque
    As linhas do vestuário masculino estiveram presentes na colecção que Yigal Azrouel apresentou em Nova Iorque Jessica Rinaldi/REUTERS
  • A exuberância de Emilio Pucci desfilou em Milão sob o brilho das pedrarias
    A exuberância de Emilio Pucci desfilou em Milão sob o brilho das pedrarias Alessandro Garofalo/REUTERS
  • Michael Kors aderiu à tendência brilho, sem prescindir da imagem clean
    Michael Kors aderiu à tendência brilho, sem prescindir da imagem clean Brendan McDermid/REUTERS
  • Em Milão, Prada inovou com aplicações invulgares
    Em Milão, Prada inovou com aplicações invulgares Stefano Rellandini/REUTERS
  • Dolce&Gabbana também mostrou brilho na sua colecção
    Dolce&Gabbana também mostrou brilho na sua colecção Alessandro Garofalo/REUTERS
  • A pele continua em destaque nesta estação fria. Aqui vemos uma proposta de DSquared2, em Milão
    A pele continua em destaque nesta estação fria. Aqui vemos uma proposta de DSquared2, em Milão Alessandro Garofalo/REUTERS
  • Jil Stuart mostrou que a pele já não é material exclusivo de casacos e acessórios
    Jil Stuart mostrou que a pele já não é material exclusivo de casacos e acessórios Lucas Jackson/REUTERS
  • A pele também marcou presença no desfile de Narciso Rodriguez, em Nova Iorque
    A pele também marcou presença no desfile de Narciso Rodriguez, em Nova Iorque Lucas Jackson/REUTERS
  • A tendência padrões gráficos permaneceu na colecção Outono/Inverno, e teve presença no desfile Adam em Nova Iorque
    A tendência padrões gráficos permaneceu na colecção Outono/Inverno, e teve presença no desfile Adam em Nova Iorque Lucas Jackson/REUTERS
  • BCBG Max Azria apresentou propostas de padrões gráficos, também em Nova Iorque
    BCBG Max Azria apresentou propostas de padrões gráficos, também em Nova Iorque Shannon Stapleton/REUTERS
  • Esta tendência pretende unir duas artes: a pintura e a moda. Esta foi a proposta de Erdem na Semana de Moda de Londres
    Esta tendência pretende unir duas artes: a pintura e a moda. Esta foi a proposta de Erdem na Semana de Moda de Londres Paul Hackett/REUTERS
  • As malhas saltaram novamente da rua para as passerelles. Alexandre Herchcovitch acolheu-as na colecção que mostrou em Nova Iorque
    As malhas saltaram novamente da rua para as passerelles. Alexandre Herchcovitch acolheu-as na colecção que mostrou em Nova Iorque Brendan McDermid/REUTERS
  • A Missoni mostrou mais uma vez a sua mestria a trabalhar as malhas
    A Missoni mostrou mais uma vez a sua mestria a trabalhar as malhas Alessandro Garofalo/REUTERS
  • Rag&Bone deu uma nova visão das malhas no seu desfile em Nova Iorque
    Rag&Bone deu uma nova visão das malhas no seu desfile em Nova Iorque Eric Thayer/REUTERS

Tendências Outono/Inverno 2011/12

O carrossel que vai para o frio

A cada seis meses, propostas, tendências, ditados quase escolares, ditaduras cada vez menos lapidares. Aquilo que os criadores fazem nas passerelles dilui-se q.b. antes de chegar às massas. Pode não acreditar em tendências, mas que las hay, las hay.

Porque é que, como quem não quis a coisa, os padrões leopardo se espalharam por todo o lado e chegaram mesmo ao consumidor menos afoito nestas coisas de padrões animais? Pois no Outono/Inverno 2011/12, ganha-se e perde-se. Não há ditames, porque o mundo não esta povoado de fashion victims (e, sendo pragmáticos, o clima financeiro é como a verdade - liberta-nos destas espumas dos dias), mas tudo indica que os padrões cobra vão destronar os felinos, que o pêlo e a pele regressem em força (de preferência falsos ou reciclados), que o brilho continue e que os estampados gráficos e as flores também. O mesmo é válido para o color block (usar toda uma cor forte, em bloco) e para as saias longas e look andrógino (pense em Victor/Victoria ou nos teddy boys).

Perde-se o Verão e a sua leveza, mas chega a renda e a sua decadência. Vamos aos anos 1940, 50, 60 e 70, buscar cores como a beringela ou o açafrão, mas o preto nunca é batido e continua a ser cor de frio - não esquecendo a versão preto e branco e o ar andrógino, algo entre Charlotte Rampling e Diane Keaton.

O clima da estação pede protecção e por isso os casacos e as malhas são garantidos, com versões capa e usos combinados em sobreposição inesperada. Não há melhor defesa do que o ataque e para isso volta o visual combativo, quase militar, que pontua algumas peças. Mais uma volta, mais uma viagem.