Bouquet Sobremesas | Gouchi | (3 gramas) €3.50
Bouquet Sobremesas | Gouchi | (3 gramas) €3.50

Pétalas de sabor e requinte

Em Portugal, a tradição gastronómica não privilegia o consumo de flores, mas a tendência chega de além-fronteiras e traz as flores do jardim para a mesa. Seja para dar um toque diferente a uma sobremesa, exotismo a uma sangria ou cor a uma salada, as flores comestíveis são as suas melhores aliadas este Verão.

Ao entrar no melhor restaurante do mundo, não estranhe que a mesa não esteja preparada para uma refeição com pratos e talheres. As flores no centro das mesas do Noma, na Dinamarca (considerado, pelo segundo ano, o melhor restaurante do mundo na lista S. Pellegrino da "bíblia" do sector, a revista "Restaurant"), com joaninhas confitadas escondidas entre pétalas e folhas, são a entrada e não precisa de um garfo para as saborear.

Ainda que as flores comestíveis não sejam tradição em Portugal, existe produção nacional de qualidade. Estas são da Gouchi, o que significa que são cultivadas e desidratadas em solo nacional, com o extra de advirem de produção biológica e seleccionadas manualmente.

Esta empresa alentejana vende as flores comestíveis misturadas em bouquets para saladas e sobremesas e dão destaque à rosa, vendendo em pacotes unicamente as suas pétalas de vermelho vivo. As flores desidratadas, das maravilhas à violeta, são ainda usadas para aromatizar arrozes, açúcares e chocolates da Gouchi. Use e abuse.