Foram encontrados 65 resultados na pesquisa por maravilhas
Gastronomia
Da sardinha ao caldo verde, portugueses escolheram pratos típicos
Os portugueses votaram e escolheram sete pratos que consideram representativos da gastronomia nacional. Os resultados foram anunciados ontem.
Gastronomia
Os milhos desceram da serra e encontraram o mar: Xarém com conquilhas
Foi no meio dos preparativos para um animado Festival do Marisco, em Olhão, que provámos o xarém com conquilhas o único representante do Algarve no concurso das sete maravilhas da gastronomia. É um prato que nasce do encontro da serra com o litoral. É com ele que termina a série dedicada a 21 maravilhas da gastronomia portuguesa.
Gastronomia
As sopas dos pobres foram-se tornando ricas: Açorda à alentejana
No princípio era comida de camponês que todos os dias agarrava na navalha para migar o pão para o alguidar. Agora a açorda pode ser rica, com pescada, amêijoas, ovos, figos. Mas a alma não mudou: poejo, coentros, azeite, alho e água a ferver.
Gastronomia
O segredo é a alma: Pastéis de Belém
Não vale a pena tentar. Muitos falharam antes, e nós falhámos também. Não há truque nem persistência que arranque o segredo dos pastéis dos donos da confeitaria que os fabrica. No país dos pastéis de nata, quem tem um segredo é rei.
Gastronomia
No tempo em que não havia electricidade... Perdiz de escabeche
Quando Penha Garcia não tinha luz, e ir até Monsanto demorava duas horas e meia de burro, os homens iam à caça e as mulheres guardavam as perdizes em escabeche para as ir comendo durante todo o Inverno. Josefina Pissarra aprendeu a receita nesse tempo.
Gastronomia
Do restaurante castiço ao hotel de cinco estrelas: Tripas à Moda do Porto
A dona Filomena cozinha-as "como ninguém" e até os estrangeiros sabem que umas das melhores tripas do Porto estão na Casa Correia, às quinta-feiras. Mas no jantar mensal da confraria foram as tripas feitas pelo chefe Hélio Loureiro que brilharam.
Gastronomia
Se alterarem alguma coisa, "já não fica capaz": Bacalhau à Gomes de Sá
"Glória da culinária portuguesa", é assim que a placa colocada na casa onde nasceu José Luís Gomes de Sá, no Porto, celebra o bacalhau por ele inventado. Farto de fazer bolinhos de bacalhau, Gomes de Sá pegou nos mesmos ingredientes e criou um prato novo.
Gastronomia
Quando o açúcar se mistura com o toucinho: Pudim Abade de Priscos
A figura do Abade de Priscos está a ser recuperada - até a forma que ele usou para o célebre pudim é hoje vista com emoção. O padre que era chamado para cozinhar para a família real quando esta ia a Braga, deixou um aviso: "O pudim é facílimo de fazer, difícil de acertar".